pastel de albergaria

Pastel d’Albergaria

Uma iguaria que nasceu na Confeitaria Framboesa

O Pastel d’Albergaria surgiu após alguns estudos da equipa criativa de pasteleiros da Confeitaria Framboesa.

A iguaria, composta por um recheio de ovos, amêndoa, açúcar e chila, tem uma textura macia e é envolvida numa massa tipo filó em formato de embrulho. Foi esta particularidade que serviu de mote para a criação do seu nome: albergaria significa lugar onde alguém se alberga, da mesma forma que o pastel alberga o seu recheio.

O desenvolvimento do packaging quis também servir como cartão de visita da cidade, ao fazer referência através da ilustração a espaços emblemáticos como o Castelo da Boa Vista e a Biblioteca Municipal, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, a Roseta e o Cruzeiro da Nossa Senhora do Socorro, a Capela de S. Sebastião, a Igreja Matriz, a Capela de Santa Cruz e o Cineteatro Alba. A embalagem conta ainda com uma representação da rota dos Moinhos, um projeto que visa a requalificação e valorização do património molinológico de Albergaria-a-Velha. Esta particularidade confere um valor cultural a um produto regional e visa a promoção do turismo, uma vez que se trata de um local conhecido por acolher peregrinos dos caminhos de Santiago.

A Framboesa proporciona assim capacidade de resposta à procura existente por parte de inúmeras pessoas que visitam a cidade e pretendam provar a iguaria ou levar consigo um pouco de Albergaria-a-Velha, seja para partilhar aqui ou noutro local.

Este conteúdo é da autoria de litoralmagazine.com.